Pontos Turísticos
Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
O Museu de Biologia Professor Mello Leitão (MBML) é um museu público federal, subordinado ao Instituto Brasileiro de Museus, localizado na cidade de Santa Teresa, no interior do estado do Espírito Santo. Fundado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi, é uma das principais instituições ligadas ao patrimônio natural do país. Seu nome é uma homenagem ao zoólogo Cândido Firmino de Mello Leitão, importante pesquisador brasileiro e amigo pessoal do fundador.

O museu tem por objetivo coletar, estudar, preservar e expor exemplares de plantas e animais, principalmente da Mata Atlântica. Possui um acervo com aproximadamente 40.000 exemplares, destacando-se as coleções de beija-flores, morcegos e o herbário. Mantém as estações biológicas de Santa Lúcia e Caixa d'Água, ambas no município de Santa Teresa. Desenvolve pesquisas biológicas e atividades de educação ambiental e conta com biblioteca especializada. Publica semestralmente o Boletim do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, destinado à divulgação de pesquisas nos diversos ramos da biologia. O museu é um dos cinco pólos de educação ambiental da Mata Atlântica no Espírito Santo, atendendo aos municípios da região serrana.
Rua Coronel Bonfim Júnior (Rua de Lazer)
Denominada turisticamente como Rua do Lazer, a Rua Coronel Bonfim Júnior fica localizada no centro da cidade e caracteriza-se por um conjunto arquitetônico muito rico, que hoje abriga um importante centro gastronômico da cidade, aliando diversas opções gastronômicas, requinte, lazer e cultura.
Rampa de voo livre Amaury Fernandes
Localizada no Circuito Caravaggio, a 8 km do centro por rodovia não-asfaltada. No local acontecem diversas atividades relacionadas a esporte de aventura, principalmente o voo livre.
Dados Técnicos:
Altitude: 915m
Desnível: 280m
Quadrante: E/NE/N/NW
WayPoint: 19° 54' 31.41"S 40° 39' 15.253"W
Decolagem: Simultânea para 05 parapentes
Pouso: Resgate fácil e 02 áreas de pouso grandes
Funcionamento: diário, 7h às 17h
Telefone: (27) 99848-6734
Cantina Mattiello
Em março de 1996, Viviane Mattiello, filha de Atilio Mattielo (neto), inaugurou a Cantina Mattiello, que alem de seus produtos próprios, vinhos, licores, café torrado, sucos e geléias, trabalham com agro turismo, recebendo visitas às parreiras de uvas e proporcionando aos clientes a oportunidade de conhecer o processo de produção dos vinhos e degustação dos produtos ao final do tour.
Casa Lambert
A Casa Lambert é uma das principais atrações turísticas do município.

Tombada pelo Conselho Estadual de Cultura foi uma das primeira moradia de Santa Teresa construída em 1875, pelos irmãos Antônio e Virgílio Lambert.

É uma bela construção de estuque, também conhecida em outras regiões do país como tabique, taipa ou pau-a-pique. Em frente a residência foi edificada a Capela Nossa Senhora da Conceição, que abriga em seu interior uma imagem da santa esculpida em madeira pelo imigrante italiano Antônio Lambert no ano de 1889.

A Casa Lambert foi recentemente restaurada e aberta à visitação.
Galeria de Artesanato
Concentra grande parte dos produtores da agroindústria artesanal e de artesanato do Município. É administrada pela Associação dos Produtores de Artesanato e Agroindústria de Santa Teresa – ES.

Endereço: Rua Ricardo Pasolini, 82, Centro.
Mirante Vale Canaã
O mirante fica a apenas 2 Km do centro da cidade, na estrada que leva ao Município de São Roque. Pessoal, a vista de lá é única, linda demais! O lugar em si é muito bonito e de lá dá para avistar as montanhas que cobrem o Norte do Estado; é um visual de encher os olhos. Tirei muitas fotos lá do local, com a família e ficaram show de bola. Quando tiver a oportunidade de conhecer Santa Teresa, esse é um lugar que você não pode deixar de conhecer.

Como chegar:

Saindo do centro da cidade, siga pela Rodovia que liga Santa Teresa à Colatina, passando pelo Município de São Roque. O mirante fica numa curva e começa a ser avistado a partir do Km 3.
Restaurante e Artesanato Romanha
Com o objetivo de resgatar as receitas tradicionais de nossas “nonnas”, os primos Alessandro, Waleska e Steven decidiram abrir um restaurante que relembrasse a comida que saboreavam quando crianças ao lado do fogão à lenha no casarão.

As especialidades são massas caseiras feitas à mão e com ovos de galinha caipira: talharim , capelletti, tortei de abóbora, lasanha e nhoque. Também servimos a deliciosa polenta de fubá de moinho de pedra cozinhada no fogão à lenha, que acompanha com molho à bolonhesa ou galinha com quiabo.

O restaurante funciona nos finais de semana e fica anexo à Cantina Romanha, em um aconchegante espaço rústico para apreciar o contato com a natureza e a nossa história.
Restaurante e Cervejaria Villaggio Zamprogno
Restaurante Italiano próximo a rampa de voo livre, aberto aos sábados domingos e feriados. Contamos também com a cerveja da casa: Tramonto!
Aceita reservas
Clientes sem reserva são bem-vindos
Bom para grupos
Bom para crianças
Buffet
Serviço de garçom
Mesas ao ar livre
Vinicola Ziviani
Quem for à Santa Tereza e curte vinhos não pode deixar de conhecer essa vinícola.

Comércio de vinhos, licores, suco de uva, queijos e capeletti.
Vinicola Tomazelli
Essa visita é se você que quer conhecer as parreiras e saborear uvas frescas.

Além dos vinhos também tem um salame de excelente qualidade, e outros produtos de fabricação própria.